Cansou de não enxergar nada sob a chuva forte, mesmo com limpador ligado no máximo?



Divisor de águas

Cansou de não enxergar nada sob a chuva forte, mesmo com limpador ligado no máximo?

Então experimente usar o impermeabilizante de vidro Glass Shield – por Zeca Chaves.

 Um dos campeões de pedidos do Cumpre o que promete são os repelentes de água ou impermeabilizadores de vidro. Poucos dos nossos leitores acreditam que ele funcione satisfatoriamente. A função desse tipo de produto é criar uma camada protetora no para-brisa que evita o acúmulo de água. Seria perfeito para aquela chuva brava, a ponto de não se conseguir ver nada, mesmo com o limpador ligado no máximo.

Então fomos às lojas para procurar um dos mais vendidos do mercado Glass Shield, produzido pela AutoShine. Para o teste, escolhemos uma Fiorino, carro que tem apenas uma palheta limpadora – isso evitaria que houvesse diferença de desempenho caso uma palheta estivesse mais gasta que outra.

Dividimos o para-brisa em duas partes e aplicamos o Glass Shield apenas em um lado. Assim era possível acompanhar ao mesmo tempo a diferença entre usar ou não o produto. A aplicação é simples: com um pano limpo e seco, espalhe o produto pelo vidro, espere alguns minutos para secar e aplique mais uma camada.

Depois, é sair para encarar uma chuva de verdade, num mesmo dia, enfrentamos desde uma simples garoa a um forte aguaceiro. "Na hora em que pegamos a primeira chuva já percebemos a diferença. A água se acumulava em grandes gotas e subia pelo para-brisa. Melhorou a visibilidade na hora" diz o técnico Emerson Feliciano, do Cesvi Brasil, entidade que estuda técnicas de reparação e nos auxiliou no teste do Glass Shield.

Em chuvas leves era possível dirigir sem precisar ligar o limpador. No outro lado do para-brisa, era evidente a falta de visibilidade mesmo com a chuva fraca. Nas chuvas mais fortes, bastava ligar o temporizador para envergar bem, enquanto no lado que não tinha recebido o repelente era necessário acionar o limpador na velocidade contínua.

"Na maioria das condições, percebemos uma melhoria de pelo menos 50% na visibilidade", afirma Ermerson. "Mas ele só funciona quando o carro está em movimento. Isso porque o vento faz a água se acumular em gotas e impede que se forme uma camada de água sobre o vidro, atrapalhando a visão do motorista."

A Embalagem do Glass Shield recomenda que o produto seja reaplicado algumas semanas depois para manter a camada impermeabilizante sobre o vidro. Cada frasco de 90 mililitros tem capacidade para quatro ou cinco aplicações de um automóvel comum.