Uma dúvida muito comum entre os amantes de carros é sobre a cera automotiva. Muitas perguntas como, quando usar, como aplicar, quais tipos e quais benefícios a cera automotiva proporciona para o carro, são levantadas em questão, mas nesse artigo, vamos responder a essas dúvidas e ajudar você a tomar as melhores decisões para deixar seu carro mais bonito e, principalmente, mais protegido.
Encerar o carro é tão fundamental quanto a lavagem periódica. Em tempos de risco de racionamento é possível recorrer a lavagem a seco, porém o enceramento dispensa uso de água e não tem restrição.
Além disso, você sabia que o enceramento pode ser realizado em todos os veículos, e é o jeito mais simples e barato de proteger e deixar seu carro com um visual bonito?
Isso mesmo! A cera ajuda a proteger o verniz até a última camada que dá brilho à pintura automotiva. Se ela ficar exposta ao sol sem proteção, tende a ficar ressecada, opaca, e estragar aquele brilho reflexivo do carro. É igual a pele humana, e precisa de "hidratação" a cada 30 dias para veículos que ficam expostos ao tempo ou a cada 45 ou 60 dias, em carros de garagem ou que ficam em locais cobertos.
Dentre as ceras mais utilizadas e que devem ser aplicadas em seu veículo, estão: As ceras automotivas, ceras em pastas e a cera líquida.
Ceras automotivas: É importante destacar que elas servem para proteger o seu carro, não apenas para deixá-lo bonito e brilhoso. Dependendo da cera automotiva, ao realizar a aplicação, a pintura do carro ganha proteção contra arranhões superficiais, bem como da sujeira, além de proteger de possíveis manchas, caso a limpeza do carro seja realizada com a devida frequência.
Já as ceras em pastas, normalmente é mais conhecida pelos apaixonados por carros e aqueles que possuem carros com pinturas premium ou personalizadas. Devido ao grau maior de complexidade na sua aplicação, muitos motoristas escolhem realizar a aplicação da cera automotiva em pasta em oficinas especializadas.
Por fim, a cera líquida contém menos solventes e pode ser aplicada de forma mais frequente na pintura. Também remove riscos mais superficiais e ajuda a repor a proteção do verniz. O método de aplicação é o mesmo da cera em pasta, e a remoção pode ser feita com microfibra. Pode ser usada uma vez por mês.
Independente de qual cera você for utilizar, lembre-se que é muito importante realizar a aplicação da cera automotiva de forma correta! Certifique-se que a limpeza do carro foi feita corretamente e que ele está seco e frio.
Aplique a cera com os materiais adequados (panos de microfibra para ceras liquidas e esponjas ou algodão para ceras em pasta). Realize sempre movimentos circulares suaves. Não utilize mais cera do que o necessário. O excesso de cera pode gerar manchas e acelerar a remoção do verniz da pintura.
A Autoshine oferece uma linha completa de produtos para enceramento e polimento, desde ceras líquidas até tira arranhões para você limpar, dar o brilho e proteger o seu carro deixando-o sempre com o melhor visual.